segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Títulos IX - Longos Dias Têm Cem Anos


“How Long is a Swatch Minute?”
O Tempo tem sempre a duração do tempo em que levamos a pensar nele.
Longos anos têm também cem dias. Uma vez, em criança, fechei os olhos e pensei que quando acordasse o tempo tinha passado como em um filme em que se adormece criança e se acorda adulto. Lembro-me só que foi num fim de tarde antes da minha avó chegar a casa e que quando abri os olhos o tempo ainda não tinha os seus cem anos e aqueles pareciam longos dias. Depois desse dia voltei a tentar marcar a minha vida com esse abrir e fechar de olhos, que nos metamorfoseia, mas nenhum dos momentos em que tentei repetir esse feito me marcou, talvez porque naquele dia o tempo tenha tido um significado que nunca voltou a ter, não sei.
O tempo, sim, dá tantos saltos que hoje ao olhar para mim naquele sofá-cama encostado à parede, sozinho, em casa, vejo-me Hoje a fechar os olhos e por momentos a voltar àquele dia. Pouco tempo depois a Swatch teve umas das melhores publicidades de que me lembro, afinal Quanto tempo dura mesmo um minuto? (pergunta livre) O passado, o presente e o futuro todos eles se condensam num único minuto, em que não tanto Todo o Mundo em Todas as Perspectivas (o olhar de Deus) como Jorge Luís Borges ofereceu às suas personagens mas, como no quadro de Edward Burnes-Jones, a nossa vida consegue-se sonhar, ainda que por breves momentos, em todos os seus longos dias que têm cem anos.

1 comentário:

lcata disse...

Há muito tempo que não visitava o teu blog.Fi-lo hoje.Nestes dias tenho tido a sensação de que um dia lá muito longe fechei os olhos e de que só agora os vou abrindo.Hoje fiquei com a certeza.Arrependo-me de muitas decisões que tomei.Olho em frente, o tempo que vejo já não chega para tudo aquilo que fui adiando e há outras coisas que já não dá para recuperar. Por tudo isso meu filho...Perdoa-me.